TRATUTOR

quinta-feira, 3 de março de 2011

SOBRENOMES HEBRAICOS ITALIANOS COM BASE TOPONOMÁSTICA ESTRANGEIRA

Sabe-se que os nomes das famílias hebraicas italianas são na sua maioria formados por nomes das localidades de origem, que tornaram-se sobrenomes, na segunda metade do século XV. Esta situação não era uma exclusividade  dos grupos hebraicos porque alguns sobrenomes cristãs tinham a mesma caraterística, mas entre os hebreus esta peculiaridade sobressai pela escassez de raízes diferentes de sobrenomes devido a exiguidade dos núcleos e a uniformidade das estruturas sociais deles.
As comunidades judaicas expostas neste artigo são as do centro e as do norte da Itália,  por causa que os judeus foram expulsos, entre o fim do século XIV e o começo do XV, do sul do pais e das ilhas e nunca mais voltaram se não em tempos recentes e em quantidades mínimas.
Estas comunidades hebraicas italianas do centro-norte formaram-se pela confluência de três correntes migratórias: a primeira no fim do seculo XII de Roma ; a segunda, no mesmo secúlo, da Alemanha; e uma terceira, menor das outras, da França que estabeleceu-se principalmente no Piemonte.
Às três correntes junta-se, entre 1492 e 1497, aquela formada pêlos judeus serfaditas  expulsos da Espanha e do Portugal.
As varias etapas destas migrações espelham-se nos sobrenomes:- ao nome próprio de cada indivíduo põe-se ao lado a indicação da ultima proveniência, ou seja o lugar de origem da família .
As tabelas que seguem contem só os sobrenomes hebraicos -italianos com base toponomástica estrangeira ou seja de origens alemã, francesa e ibérica. Entres estes últimos estão incluídos os sobrenomes derivantes dos países da diáspora sefarditas depois das expulsões da península ibérica (Balcãs, Grécia e Turquia).
Juntara-se a estas tabelas um elenco de sobrenomes  derivantes de algumas localidades que não fazem partes das três categorias mencionadas.




Sobrenomes, italianizados, de origem alemã:

Alemanno
Aschenazi
Alpron
Amburgo
Basilea
Básola
Biel ou Brieli
Clava ou Clor
Cracovia
Dina
Frageste ou Fraista
Katzenelnbogen
Luzzatto
Minz e Levi Minzi
Moravia
Morpurgo
Norlenghi
Olmo
Ongaro
Polacco
Polonia
Praga
Spira
Strassburg
Tedeschi, Tedesco, Todeschini,
Treves
Vaila

Sobrenomes de origem francês:
Ambron
Arli

Balmes
Bedarida
Cabiglio ou Chabilio
Carcassone
Carmi ou Carmini
Carvaglio ou Caravaglio
Cavaglione
Chinon
Cuzzi
Diena
Egra
Foá ou Foa ou Fuá
Francese
Franchetti
Franchetta Hararí
Galli
Gallico
Jena ou Jenna
Lampronti
Lattes
Lunello
Migliau
Momigliano
Montel
Mornas
Nantua
Narboni
Nizza
Parigi
Poggetto
Provenzali
Romilli ouRomelli
Sarfatti
Segre ou Segré
Sestieri
Sullan
Tolosa
TrabottiTrabotti GallicoValabrega
Valobra


Sobrenomes de origem ibérica:
Albuquerque
Alcostantini
Algranati
Almansi ou Almanzi
Almeda e Franco d’Almeda
Alvalensi, Valensi, Valensin
Ara
Blanis
Campos
Cases
Castelan
Cattelan
Cordovero
Costa ou da Costa
Ce Leon
De Mora
De Paz ou De Pas
Del Rio
Della Vida
Errera
Farro
Ferro
Franco d’Almeida
Franco de Miranda
Ghiron
Ghirondi
Guetta
Lusena
Medina
Miranda
Montesinos
Navarra ou Navarro
Palma
Pardo
Pereira
Rubbio
Rubello
Sefardi
Soria
Toledano
Turchetto
Usque
Vais Villa Real
Valensi ou Valensin
Vega d’Almeda
Zamorani


Sobrenomes derivados de outras localidades:
Barcat
Boccara
Calabi
Candia
Coen Hemfis
Corfú
Da Fes
Fernandez Africano
Londin
Malta
Modon e Coen Modon


24 comentários:

  1. Pediria acrescentar o sobrenome Pelliccioli. Eram trabalhadores em pele que, por força do concílio de Trento, tiveram que mudar o sobrenome Saltiel, para Pelliccioli.

    Muitos desta família hoje, ainda vivem na Itália, mas somente os de veneza e trieste, é que possuem a descendência.

    Infelizmente, minha família teima em não aceitar, escrevendo uma história baseada num historicismo de senso comum.

    www.pelliccioli.com.br

    atenciosamente,

    flávio douglas Pelliccioli
    Cientista Social formado pela Ulbra

    ResponderExcluir
  2. Você sabe informar a origem do sobrenome Provesi?

    ResponderExcluir
  3. olá, vc poderia me informar as origens dos sobrenomes Fulimann, Mede e Brusamolin?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. origem do sobrenome collodetti? alguem sabe dizer se é judeu ou nao? so sei que o sufixo ETTI no final do nome significa '' pequeno'' e que e de origem do veneto na italia

    ResponderExcluir
  6. origem do sobrenome collodetti? alguem sabe dizer se é judeu ou nao? so sei que o sufixo ETTI no final do nome significa '' pequeno'' e que e de origem do veneto na italia

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Meu sobrenome é Pasqualino, variante do sobrenome Pasqualini, de origem paterna. Meu avô era de Rovigo, região do Vêneto, Norte da Itália. Pode ser de origem judaica?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Biglal Azzi ? Meu sobrenome Bigliazzi. Será que tem sentido?

    ResponderExcluir
  9. meu Sobrenome é Borges ,porém meu avó era italiano será que meu sobrenome seja de um antepassado judeu forçado a imigrar de algum país Ibérico por causa da perseguição?

    ResponderExcluir
  10. oi meu nome e vania eu porcurei na intenet e vi que o sobrenome rodrigues e judaico e verdade

    ResponderExcluir
  11. O meu sobrenome paterno é "Gregório"...meu avô era português,mas a origem do sobrenome é italiano...na verdade,existem três indícios da origem do sobrenome Gregório: espanhol,italiano e português...por favor,me ajudem...

    ResponderExcluir
  12. poderia me ajudar com o significado e origem do sobrenome Robbi, meus bisavos vieram da Italia, mas existe ramificações na Escocia, gostaria de saber se tem algo a ver com os Judeus.

    ResponderExcluir
  13. Forato é italiano da região do Vêneto-Italia, significa "furado"ou "buraco" - seria sobrenome Italquita?

    ResponderExcluir
  14. A familia LOTTI, tambem não foi acrescentada á lista, lembro que são também judeus, e que no leste europeu nossa familia tem o sobrenome LOTTIE.

    ResponderExcluir
  15. Vc pode me dizer de FORATO da região de Veneza é um sobrenome da Região do veneto It. Ele é judeu?

    ResponderExcluir
  16. como posso saber se o sobrenome Pampuri ou Pampurini tem origem hebraico-judaica? hantequeste@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Os sobrenos musco e De caires são provenientes de Portugal?

    ResponderExcluir
  18. Sou bisneto de italiano e tenho "AMBRÓSIO" com sobrenome Paterno.O que houve com esse sobrenome, será que tenho origem Hebraicas por Ele?

    ResponderExcluir
  19. Sou bisneto de italiano e tenho "AMBRÓSIO" com sobrenome Paterno.O que houve com esse sobrenome, será que tenho origem Hebraicas por Ele?

    ResponderExcluir
  20. Tenho descendência dos Morelli e Marangoni

    ResponderExcluir