TRATUTOR

quinta-feira, 3 de março de 2011

SOBRENOMES HEBRAICOS ITALIANOS COM BASE TOPONOMÁSTICA ESTRANGEIRA

Sabe-se que os nomes das famílias hebraicas italianas são na sua maioria formados por nomes das localidades de origem, que tornaram-se sobrenomes, na segunda metade do século XV. Esta situação não era uma exclusividade  dos grupos hebraicos porque alguns sobrenomes cristãs tinham a mesma caraterística, mas entre os hebreus esta peculiaridade sobressai pela escassez de raízes diferentes de sobrenomes devido a exiguidade dos núcleos e a uniformidade das estruturas sociais deles.
As comunidades judaicas expostas neste artigo são as do centro e as do norte da Itália,  por causa que os judeus foram expulsos, entre o fim do século XIV e o começo do XV, do sul do pais e das ilhas e nunca mais voltaram se não em tempos recentes e em quantidades mínimas.
Estas comunidades hebraicas italianas do centro-norte formaram-se pela confluência de três correntes migratórias: a primeira no fim do seculo XII de Roma ; a segunda, no mesmo secúlo, da Alemanha; e uma terceira, menor das outras, da França que estabeleceu-se principalmente no Piemonte.
Às três correntes junta-se, entre 1492 e 1497, aquela formada pêlos judeus serfaditas  expulsos da Espanha e do Portugal.
As varias etapas destas migrações espelham-se nos sobrenomes:- ao nome próprio de cada indivíduo põe-se ao lado a indicação da ultima proveniência, ou seja o lugar de origem da família .
As tabelas que seguem contem só os sobrenomes hebraicos -italianos com base toponomástica estrangeira ou seja de origens alemã, francesa e ibérica. Entres estes últimos estão incluídos os sobrenomes derivantes dos países da diáspora sefarditas depois das expulsões da península ibérica (Balcãs, Grécia e Turquia).
Juntara-se a estas tabelas um elenco de sobrenomes  derivantes de algumas localidades que não fazem partes das três categorias mencionadas.




Sobrenomes, italianizados, de origem alemã:

Alemanno
Aschenazi
Alpron
Amburgo
Basilea
Básola
Biel ou Brieli
Clava ou Clor
Cracovia
Dina
Frageste ou Fraista
Katzenelnbogen
Luzzatto
Minz e Levi Minzi
Moravia
Morpurgo
Norlenghi
Olmo
Ongaro
Polacco
Polonia
Praga
Spira
Strassburg
Tedeschi, Tedesco, Todeschini,
Treves
Vaila

Sobrenomes de origem francês:
Ambron
Arli

Balmes
Bedarida
Cabiglio ou Chabilio
Carcassone
Carmi ou Carmini
Carvaglio ou Caravaglio
Cavaglione
Chinon
Cuzzi
Diena
Egra
Foá ou Foa ou Fuá
Francese
Franchetti
Franchetta Hararí
Galli
Gallico
Jena ou Jenna
Lampronti
Lattes
Lunello
Migliau
Momigliano
Montel
Mornas
Nantua
Narboni
Nizza
Parigi
Poggetto
Provenzali
Romilli ouRomelli
Sarfatti
Segre ou Segré
Sestieri
Sullan
Tolosa
TrabottiTrabotti GallicoValabrega
Valobra


Sobrenomes de origem ibérica:
Albuquerque
Alcostantini
Algranati
Almansi ou Almanzi
Almeda e Franco d’Almeda
Alvalensi, Valensi, Valensin
Ara
Blanis
Campos
Cases
Castelan
Cattelan
Cordovero
Costa ou da Costa
Ce Leon
De Mora
De Paz ou De Pas
Del Rio
Della Vida
Errera
Farro
Ferro
Franco d’Almeida
Franco de Miranda
Ghiron
Ghirondi
Guetta
Lusena
Medina
Miranda
Montesinos
Navarra ou Navarro
Palma
Pardo
Pereira
Rubbio
Rubello
Sefardi
Soria
Toledano
Turchetto
Usque
Vais Villa Real
Valensi ou Valensin
Vega d’Almeda
Zamorani


Sobrenomes derivados de outras localidades:
Barcat
Boccara
Calabi
Candia
Coen Hemfis
Corfú
Da Fes
Fernandez Africano
Londin
Malta
Modon e Coen Modon


66 comentários:

  1. Pediria acrescentar o sobrenome Pelliccioli. Eram trabalhadores em pele que, por força do concílio de Trento, tiveram que mudar o sobrenome Saltiel, para Pelliccioli.

    Muitos desta família hoje, ainda vivem na Itália, mas somente os de veneza e trieste, é que possuem a descendência.

    Infelizmente, minha família teima em não aceitar, escrevendo uma história baseada num historicismo de senso comum.

    www.pelliccioli.com.br

    atenciosamente,

    flávio douglas Pelliccioli
    Cientista Social formado pela Ulbra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flávio. Poderia ajudar-te com uma informação? Sou descendente de italianos e possuo 8,1% de DNA Judeu Asquenazi (e 0% Judeu Sefardita), de acordo com o laboratório My Heritage DNA; e possuo 22% de DNA do Sudeste Europeu (Itália e Grécia), de acordo com a Family Tree DNA. Sou bisneta de um Sergipano descendente direto de Italiano, chamado Pedro Dozzia (variações: Dozia/Dosia/Dozea/Dózia), que era lavrador e nascido no ano de 1878. Ele era filho legítimo de meu trisavô Manoel Apolinário Dozzia dos Santos;e era neto do meu tetravô Francisco Laus dos Santos (nome incompleto) [pai do Manoel]. Gostaria de saber se você poderia informar-me se tais sobrenomes encontram-se na lista de sobrenomes judaicos italianos?!? Ainda possuo também, sobrenomes de origem ibérica na família da parte da avó paterna de meu pai, tais como: De Albuquerque; e Carvalho. Além dos sobrenomes Alonso, Ferreira,Batista e Aranha do lado da minha família materna, dentre outros sobrenomes.

      Excluir
  2. Você sabe informar a origem do sobrenome Provesi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A origem exata eu não sei, mas o meu trisavô nasceu e morou em Bariano, na provincia de Bérgamo na Itália. O nome dele é José Provesi, nasceu em +- 1829 e faleceu em 1904 na cidade de Brusque, aqui em SC.

      Excluir
    2. Há registros de Provesi de 1770 na França, más meus antepassados vieram de Bariano região de Bergamo - Tataravo José Provesi e Trizavô - Matheus Provesi. Saíram da Itália por volta de 1877. Tem registros de batismo de Provesi na Paróquia Santi Gervasio e Protasio em Bariano de filhos de Jose Provesi. Um fato interessante é que a terra onde os Provesi moravam se chama Cascina Provesi (Fazenda Provesi) Agora no local existe um campo de futebol e um Intituto/Faculdade. A linha férrea que liga ao litoral da Itália foi inaugurado em 1859, provavelmente vieram de trem até Genova, onde partiram com o Vapor SuthAmerica.

      Excluir
    3. Boa tarde, me chamo Alex, meu trisavô é o Matheus Provesi, filho do José Provesi, estou procurando certidões dele e demais informações para obtenção da cidadania Italiana. Se você ler este comentário e tiver alguma informação e puder me ajudar lhe agradeço, meu e-mail alexteixeirahiper@gmail.com
      Já estou buscando algumas informações com a Paroquia de Bariano.

      Excluir
  3. Os sobrenomes Pavan e Girio tem a ver?

    ResponderExcluir
  4. olá, vc poderia me informar as origens dos sobrenomes Fulimann, Mede e Brusamolin?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. origem do sobrenome collodetti? alguem sabe dizer se é judeu ou nao? so sei que o sufixo ETTI no final do nome significa '' pequeno'' e que e de origem do veneto na italia

    ResponderExcluir
  7. origem do sobrenome collodetti? alguem sabe dizer se é judeu ou nao? so sei que o sufixo ETTI no final do nome significa '' pequeno'' e que e de origem do veneto na italia

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Meu sobrenome é Pasqualino, variante do sobrenome Pasqualini, de origem paterna. Meu avô era de Rovigo, região do Vêneto, Norte da Itália. Pode ser de origem judaica?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Biglal Azzi ? Meu sobrenome Bigliazzi. Será que tem sentido?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. meu Sobrenome é Borges ,porém meu avó era italiano será que meu sobrenome seja de um antepassado judeu forçado a imigrar de algum país Ibérico por causa da perseguição?

    ResponderExcluir
  13. oi meu nome e vania eu porcurei na intenet e vi que o sobrenome rodrigues e judaico e verdade

    ResponderExcluir
  14. O meu sobrenome paterno é "Gregório"...meu avô era português,mas a origem do sobrenome é italiano...na verdade,existem três indícios da origem do sobrenome Gregório: espanhol,italiano e português...por favor,me ajudem...

    ResponderExcluir
  15. poderia me ajudar com o significado e origem do sobrenome Robbi, meus bisavos vieram da Italia, mas existe ramificações na Escocia, gostaria de saber se tem algo a ver com os Judeus.

    ResponderExcluir
  16. Forato é italiano da região do Vêneto-Italia, significa "furado"ou "buraco" - seria sobrenome Italquita?

    ResponderExcluir
  17. A familia LOTTI, tambem não foi acrescentada á lista, lembro que são também judeus, e que no leste europeu nossa familia tem o sobrenome LOTTIE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Iotti além de Hollinger ashkenazita, como na tora esta escrito varias vezes o Nome Lot eu tbm estou procurando minha origem judaica italiana, será que Iotti semelhante a Loti como ja encontrei em inúmeras pesquisa é judeu tbm?

      Excluir
  18. Vc pode me dizer de FORATO da região de Veneza é um sobrenome da Região do veneto It. Ele é judeu?

    ResponderExcluir
  19. como posso saber se o sobrenome Pampuri ou Pampurini tem origem hebraico-judaica? hantequeste@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Os sobrenos musco e De caires são provenientes de Portugal?

    ResponderExcluir
  21. Sou bisneto de italiano e tenho "AMBRÓSIO" com sobrenome Paterno.O que houve com esse sobrenome, será que tenho origem Hebraicas por Ele?

    ResponderExcluir
  22. Sou bisneto de italiano e tenho "AMBRÓSIO" com sobrenome Paterno.O que houve com esse sobrenome, será que tenho origem Hebraicas por Ele?

    ResponderExcluir
  23. Tenho descendência dos Morelli e Marangoni

    ResponderExcluir
  24. Olá, tenho descendencia Neregato ou Neregatto, mas, o sobrenome não existe mais na Italia. Será que é hebraico?

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Estou procurando informações sobre minha tataravó e trisavô, ambos tinham estrelas tatuadas nas suas mãos e possuíam o nome Esquilino, estou tentando tirar a cidadania italiana e detergente me senti curioso ao saber que o mesmo nome Esquilino é o nome de um monte em roma, mas ainda não tenho muitas informações, não sei se eram judeus ou se ajudaram judeus, a única coisa que eu sei é que vieram para o Brasil fugindo da guerra e foram para Guaranésia em MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detergente não kkkk derrepente#

      Excluir
    2. Minha bisnonna chavama Jovina Esquilino, morou em Guaranésia foi tirado até cidadania Italiana dos antepassados que morava em Roma (Cidade Eterna)onde tiverao terras e foi doado para o Vaticano e nao temos nenhum vinculo com judeos 👍👍👍

      Excluir
  27. Li q sobrenome italiano Durante pode ser de origem judaica
    Q link posdo pesquisar?

    ResponderExcluir
  28. Minha bisavo materna chamava-se Marianna Benjamin e veio da Italia para o Brasil. E possível descobrir sua origem?

    ResponderExcluir
  29. O nome da minha bisavó portuguesa era Zoar, q é um nome de uma cidade de Israel. Seu sobrenome Oliveira.
    Alguém pide ajudar?

    ResponderExcluir
  30. Olá. Estou pesquisando se os sobrenome Riva que é da cidade de Limiana na Itália ou Zamprogna do veneto tem ascendência judia?

    ResponderExcluir
  31. cavalcanti são judeus-israelitas, de origem huna após a diáspora de 70 dc (sim, os hunos eram israelitas que migraram à noroeste) (e depois voltaram), da tribo de levi, que se assentaram na inglaterra após cruzarem o império romano liderados por átila, que depois nas cruzadas foram para a itália, se assentando como banqueiros e outras profissões, e esse ramo veio para o brasil no século XVII da era cristã...

    ResponderExcluir
  32. E o sobrenome Angelini?já vi na lista do historiador judeu Samuel Scaerf, e meu avô erad e Ancona Italia seu nome Cesare Angelini será que poderia me responder??

    ResponderExcluir
  33. E o sobrenome Angelini?já vi na lista do historiador judeu Samuel Scaerf, e meu avô erad e Ancona Italia seu nome Cesare Angelini será que poderia me responder??

    ResponderExcluir
  34. Cara Dra. Anna Rosa Campagnano,

    Meu nome é Marco Antonio Favaro e busco informações sobre a origem de meu sobrenome. Visitei a cidade de Favaro, próximo a Veneza, e os poucos dados que obtive é de que se tratava de agricultores judeus de feijões. Gostaria de maiores informações, caso a Dra. as tenha. Grato.

    ResponderExcluir
  35. Ola meu sobrenome é Turchetto (dizem que o significado é pequeno turco, sei que meus antepassados vieram da Turquia pra Itália por volta do século 14, e hoje tem descentes ainda na Itália, mas também no Brasil e Argentina. Teriam mais informações a respeito?

    ResponderExcluir
  36. Sou descendente da familía Stopa, alguém sabe dizer se existe alguma familia judia com este sobrenome.

    ResponderExcluir
  37. Tenho lido w sobrenome DURANTE pode ser de origem judaica
    Como.poderei saber?
    Responder vovoneli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Qual é o significado do nome Provesi e qual é a origem do nome

    ResponderExcluir
  39. Além da família Gratieri e Zequini que são italianos eu tbm faço parte da família Caneva, que no caso era o nome da mãe do meu avô por parte da minha mãe.... Então queria saber a origem do nome Caneva/Canova

    ResponderExcluir
  40. Meus bisavós eram imigrantes italianos, meu bisavô se chamava Cláudio Gratieri e Minha bisavó Lúcia Zequini, eram os pais da minha avó por parte da minha mãe.... Minha avó contava que meu bisavô Cláudio veio de uma pequena cidade na Itália chamada Lombardia e trouxe com ele muitas tradições por que ele era produtor, tinha várias terras com vários tipos de plantações e trouxe com ele para o Brasil um tipo de inhame chamado inhame roxo que hj é utilizado pelo primo da minha mãe Jandir Gratieri em São Bento De Urania-Alfredo Chaves/Es.

    ResponderExcluir
  41. Sobrenome DURANTE quero saber a origem
    Obrigado

    ResponderExcluir
  42. Chamava*
    Minha bisnonna Esquilina tinha a típica aparência da nonna Tradicional Italiana olhos Verde, Alta, Muito Bella na árvore Genealógica não temos nenhum antepassado judeo, a nossa família Esquilina veio para o Brasil na primeira leva de imigrantes Italiano em 1874 e pelo mesmo motivo de tds por causa da crise económica na Italia pq no campo começou a se industrializar e faltava mão de obra para os camponeses nao por motivo de guerra, por que naquela época na Itália em 1874 não tinha guerra ! Por que a 1 guerra começou em 1915 e foi até 1919 e a 2 começou em 1939 e acabou em 1945 😃👍👍👍

    ResponderExcluir
  43. Alguém sabe a origem do sobrenome Fornazari?
    Alguns locais já vi escrito Fornazzari, Fornasari, ou então Fornazaro

    ResponderExcluir
  44. minha busca genealógica tem se tornado muito interessante e misteriosa , sem informações de família mais profundas decidi fazer o teste de DNA , minha genética saiu majoritariamente italiana e sarda , levando em conta que fazem parte do mesmo paiz , a etinia iberica e norte da africa apesar de estaren separado eu sei que vem de uma origem em comum . Quando comecei a pesquisa para minha surpresa descobri que minha família estava cheia de judeus (cristão novos ) mais tarde descobri através de um especialista que o DNA italiana se calcula para judeus ashkenazi , ou seja posso ser apenas judeu e não italiano , não encontrei nenhum italiano na família até o momento .

    ResponderExcluir
  45. Sobrenome BOSCHETTI gostaria saber a origem
    DESDE JÁ MUITO Obrigado.

    ResponderExcluir
  46. Minha decendencia vem da uniao dos
    Jovino, deolindo com torquato .mais a anona que veio da italia era dario e milanes gostaria de saber se a vinculo judaico

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Alguém sabe a origem dos seguintes nomes.
    Da Silva
    Gomes
    Freitas
    De Jesus
    Neiva
    Barbosa


    Sãos dos meus bisavós Maternos e paternos.

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  49. meu sobrenome é Turchetto, meu avô inclusive eu tenho o mesmo nome dele é Nello Turchetto e chegaram no Brasil na década de 20.

    ResponderExcluir
  50. Meu sobrenome paterna e MORANDO
    e sobrenome materna e MARTINI

    Qual a região, descendência?

    ResponderExcluir