TRATUTOR

quinta-feira, 3 de março de 2011

OS JUDEUS EM URBINO DESDE AS LEIS ANTI-JUDAICAS ATÉ A LIBERAÇÃO (1938-1944)

A pequena comunidade de Urbino é sobrevivente da decadência  do 1600/700, depois de uma época florescente entre os séculos XV e XVI “ quando  para os judeus esta cidade  representava uma segunda Jerusalém, em Itália, depois de Ferrara “.Quando foi constituído o ghetto , em 1633, os judeus de Urbino eram 369 e as famílias 64 (Ebrei a Urbino, M.L.Moscati Benigni),  e em 1718 as condições miseráveis de vida tinham reduzido a população do gueto a somente 200 pessoas, a maioria das quais mulheres idosas e crianças incapazes de se sustentar.
Conforme documento do  Arquivo Comune de Urbino no censo de 1853, os judeus eram 147, distribuídos em 31 famílias e 22 casas.
Depois da Unidade da Itália (1861) e a relativa emancipação, muito forte era a ligação dos judeus com a cidade em que alguns deles tinham conseguido uma condição social e econômica importante, participando, também nas atividades politico-administrativas.
R.Bachi  (no seu livro: La demografia degli ebrei italiani negli ultimi cento anni) aponta uma diminuição do número de judeus que eram 161 em 1869, 38 em 1931, e que foram reduzir-se a poucas famílias, objeto do censo nazista, em 1938. Esta diminuição é devida a migrações internas em direção ao centro-norte da Itália para  procurar melhores possibilidades econômico-comerciais, profissionais e de  aprendizagem .
Em 16 de agosto de 1938, o prefeito de Pesaro-Urbino ,Introna, enviou ao podestá  Paci em Urbino, uma carta confidencial em que requeria uma lista dos judeus residentes na cidade.
A lista completa dos censeados por chefes de familia, dos quais são especificadas as profissões, é a que segue:-


ASTROLOGO Ricca                                              Prenda domestica
BEMPORAD    Momolo c.f.                                  Artesão
COEN Angelo c.f.                                                  Dono de terra
COEN  Eugenio c.f.                                                Dono de terra
COEN  Renato                                                        Advogado
MOSCATI Alessandro c.f.                                     Guarda da sinagoga
MOSCATI Angelo c.f.                                           Dono de terra
MOSCATI Arturo c.f.                                            Dono de terra
PERUGIA Eva       c.f.                                           Dona de terra

Com um total de 29 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário