TRATUTOR

quinta-feira, 21 de março de 2013

Na Sicilia, depois de 500 anos renasce uma comunidade judaica

Da revista Il Venerdì di Rebublica n. 1159- 04/06/2010 – Texto de Paolo Casicci
 

Quando o rei espanhol Ferdinando de Aragon expulsou os judeus, o edito estendeu-se ao Sul da Itália, sob o domínio dele (Calábria e Sicilia)
 

Os judeus foram expulsos da Sicilia pela Coroa Espanhola em 1492, mas muitos ficaram e se converteram (o fingiram de fazê-lo). A Sicilia não teve mais uma comunidade judaica, mas não por isso os judeus desapareceram. Os que ficaram apesar de convertidos oficialmente ao catolicismo, continuaram a praticar o judaísmo a escondida. Isto explica as formas de sincretismo que sopraviveram  até o fascismo, entre os descendentes que , muitas vezes desconheciam a existência dos conversos A Siracusa muitas famílias acendiam velas na sexta a tarde... praticamente faziam um shabat

Agora, depois de muitos anos, um Homem voltou dos Estados Unidos. É o primeiro rabino da era moderna: Isaac Bem Abraham, civilmente Stefano Di Mauro. A volta deste medico de setenta e dois anos parece uma reconquista. A reconquista judaica da Sicilia.

A Cassibile, na província de Siracusa, o rabino celebrará as primeiras vinte conversões dos descendentes de famílias judaicas. Ele é a primeira guia espiritual dos judeus de Sicilia desde 1492 e logo organizará uma escola rabínica.

Da Torah, ele diz, amo especialmente este trecho: aquele que autoriza um soldado, longe de Israel devido à guerra, a casar com uma gentil. E para Stefano Di Mauro devem ter parecidos como muitos soldados estes judeus do Sul longe da Israel por cinco séculos. 

 
Di Mauro deixou a Itália em 1981 e tornou-se rabino (ortodoxo) em Miami, dez anos mais tarde. Tem chegado ao judaísmo do catolicismo. Sua mãe, em ponto de morte contou-lhe que a deles era uma família de judeus. Depois de ter falado com sua avó, para confirmar quanto contado por sua mãe, esta ficou sem palavras: ninguém deveria ter conhecido esta historia.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário