TRATUTOR

quinta-feira, 3 de março de 2011

RELAÇÃO DOS NOMES CONTIDOS NA RUBRICA DOS ISRAELITAS DO ARQUIVO HISTÓRICO CÍVICO DE MILÃO

RELAÇÃO DOS NOMES CONTIDOS NA RUBRICA DOS ISRAELITAS DO ARQUIVO HISTÓRICO CÍVICO DE MILÃO

 
RELAÇÃO DOS NOMES CONTIDOS NA RUBRICA DOS ISRAELITAS DO ARQUIVO HISTÓRICO CÍVICO DE MILÃO

Os Judeus expulsos definitivamente do Estado de Milão, em 1597, voltaram para a cidade em numero significativo só a partir do inicio  do sec.191800 : por este motivo,  a descoberta de material documentando  tal emigração se reveste de particular importância.
No Arquivo Histórico Milanês foi achado um documento muito interessante :  uma rubrica com nomes de judeus residentes  em Milão desde os primeiros anos do 1800 e continuamente atualizada até  alguns anos depois da Unidade da Itália (1861). Está catalogado nesta, em ordem alfabética, cada núcleo familiar, conforme o sobrenome do chefe de família, especificando para cada indivíduo paternidade, maternidade, data e lugar de nascimento, período de residência em Milão, profissão, status e, às vezes, a data de morte.
A lista inclui também notas concisas sobre a posição no Registro Civil de cada indivíduo, seu comportamento moral, profissional e outras informações. Este documento, é na realidade, uma das mais antigas fontes que serviu para redigir, depois da Restauração e a conseqüente reativação de medidas discriminatórias contra os judeus, esta lista que registra os membros da comunidade hebraica.
O governo austríaco, sob cuja dominação achava-se o Estado de Milão, conservando para si o  Registro geral da população   e após corrigido as imprecisões, delegou para os ministros do culto católico  as registrações oficiais de nascimentos, mortes e casamentos. A partir de 1815, também aos Rabinos foi imposto de ter registros dos movimentos da comunidade judaica, dos casamentos e das eventuais mudanças de locação, tendo que dar conta de tudo isso cada três meses. Assim, o Registro geral da população (Ufficio del Ruolo) tinha, além da lista normal,  uma lista especial para os judeus. Estas listas, a partir do 1824, passaram sob o direto controle da direção da Polícia. A organização manteve-se inalterada até  1 de janeiro 1866 quando entrou em vigor o Código Civil  do Reino da Itália que revia todo o material documentado.
“La Rubrica degli Israeliti “, lista dos judeus, é muito importante em quanto única testemunha a provar a presença judaica em Milão que, antes  do 1820, era constituída só da uma lapide sita no jardim da igreja “ del Fopponimo “ na praça Aquileia, que tinha, entre os nomes dos benfeitores, os nomes  de dois judeus que fizeram doações em 1808 e 1828.
A lista que, por problemas de espaço, publicamos reduzida, relaciona  os nomes dos chefes de família e várias informações relativas às  pessoas domiciliadas e também nascidas na cidade em 1820. Preciosas são também as informações relativas aos números e às características das conversões, às profissões e aos lugares de proveniência.


 
Ariani Lederer
Leonino
Levi
Levis
Lichtenstern
Lieberman
Lolli
Lombroso
Loria
Lowemberg
Lowengard
Luzzatto
Luzzi
Maroni
Mondolfo
Moser
Massarani
Moskowicz
Muggia
Mendel
Montagnana
Milla
Munster
Norsa
Namias
Neuburger
Nizza
Neustaedter
Nachman
Olivette
Orefici
Ottolenghi
Ovazza
Pavia
Aron
Artom
Ascoli
Graziadio
Bacchi
Bambergi
Baruch
Basevi
Basilea
Bassani
Bassani Miracolo
Bassani vita
Bassano
Benedetti
Beruheim
Blum
Boch
Braitner
Calabi
Calabi vitale
Camis
Carmi
Carpi
Cavaliere
Chon
Civita
Clava
Coen
Coen Pirani
Cohen
Colombo
Colonia
Colorni
Cravus
Cuzzi
D’Ancona
D’Italia
Dach
De Angioli
De Benedetti
De chiares
Debora
Dina
Errera
Escorvitz
Fano
Finzi
Flechman
Foá
Formiggini
Forti
Frizzi
Fuchs
Gallizier
Grego
Guastalla
Hanau
Iaré
Iung
Karpf
Knappa
Kohn
Kandi
Lattes
Lattis
Lebrecht
Lebrecht
Lederer
Leonino
Levi
Levis
Lichtenstern
Lieberman
Lolli
Lombroso
Loria
Lowemberg
Lowengard
Luzzatto
Luzzi
Maroni
Mondolfo
Moser
Massarani
Moskowicz
Muggia
Mendel
Montagnana
Milla
Munster
Norsa
Namias
Neuburger
Nizza
Neustaedter
Nachman
Olivette
Orefici
Ottolenghi
Ovazza
Pavia
Pesaro
Pisa
Polacco
Pugliesi
Romanelli
Rosenfeld
Rocca
Raccá
Romano
Ravá
Rimini
Rovere
Sforni
Susani
Sinigaglia
Singer
Sacerdoti
Segré
Spindler
Susani
Schiff
Sommer
Schwatz
Scherp
Simeles
Schwartz
Spitzer
Schlesingher
Sanguinetti
Subert
Todros
Treves
Turnauer
Tedeschi
Trenk
Tedesco
Todeschini
Teglio
Vitali
Ventura
Vita
Valmarini
Viterbi
Wilheim
Weiss
Weil
Schott
Zamorani





Um comentário:

  1. Dra Ana Rosa, sou grato pela breve informação ma gostaria de saber sobre a origem da família leonino com mais especificações.Como encontrar relatos da sua vinda para o brasil, quando vieram e onde se concentraram,se houve alguma ida para as cidades sudeste de minas, especialmente a cidade de Muriaé ou tombos.Tenho interesse, porque a minha vó paterna tinha este sobrenome e possuía um fenótipo típico dessa região da Itália, melhor era de origem italiana. Sou grato por qualquer informação...

    ResponderExcluir